O que fazer em Tulum?
- Amanda
- 12 de out. de 2020
- 5 min de leitura
Tulum foi um dos lugares que mais amei visitar na vida! É um destino caro mas vale cada centavo gasto, as praias, os cenotes, os restaurantes, a vibe, são incríveis.
Eu estava passando uma temporada no México, então não fui direto do Brasil. Pegamos um voo da Cidade do México para Cancun e lá alugamos um carro. Leva mais ou menos 2 horas do aeroporto de Cancun até Tulum, mas você pode ir de transfer.
HOSPEDAGEM
Você pode ficar hospedado na rua principal da zona hoteleira, chamada Carretera Boca Paila, lá está a maior concentração de hotéis, beach clubs, restaurantes, bares, etc... Se ficar hospedado nesse região, não tem a necessidade de alugar um carro, porque tudo é muito próximo e da para fazer a pé ou de bicicleta (a maioria dos hotéis disponibiliza bicicletas para aluguel).
Mas se ficar hospedado fora dessa região, ou em algum Airbnb, aconselho alugar um carro porque tudo fica mais distante. Alguns passeios como cenotes, são mais afastados e ter um carro nessas horas facilita muito.
TEMPO DE VIAGEM
Uma semana de viagem é suficiente para conhecer a região, mas eu com certeza teria ficado mais tempo se pudesse! 10 dias de viagem seria o ideal para conhecer as atrações de Tulum e ainda conhecer alguns lugares próximos como Playa del Carmen e Cozumel.
BEACH CLUBS
A maioria dos beach clubs são hotéis que disponibilizam a sua estrutura na beira da praia, restaurante e piscina para o uso de pessoas externas. Os valores de diária são por pessoa e variam de acordo com o hotel. O ideal é ligar para reservar as datas, porque em alta temporada eles lotam bem rápido, e chegar no horário que abre (geralmente 9h ou 10h), para aproveitar o dia inteiro e valer o investimento. O valor da diária é consumível, então vale a pena almoçar, pedir uns drinks e lanches ao longo do dia.
Diária: USD32
Esse foi o primeiro beach club que fui e o que eu mais amei em relação à estrutura, conforto e atendimento. Ele é um dos beach clubs mais hype de Tulum, muitos famosos ficam hospedados no hotel, o visual na beira da praia é lindo demais e super instagramável.
Diária: USD38
O beach clube do Selina também é muito agradável, tem um atendimento e comida excelente e o mais incrível é que ele é localizado em uma faixa da praia que tem o desague de um cenote no mar. O cenotes são cavidades naturais de água doce (mais pra frente vou falar sobre eles), e na região do mar que ele deságua é cheio de corais, peixes, arraias e vida marinha. É legal levar um snorkel para observar esse pedacinho incrível da natureza.
Diária: USD60
O Taboo é um beach clubs dos mais conhecidos e caros de Tulum. É mais vibe ostentação, até pelo valor da diária. De noite também é um restaurante bem famoso e vira baladinha mais tarde.
Diária: USD25
Esse é um dos beach clubs mais em conta. A estrutura dele não é tão boa quanto dos outros, mas extremamente confortável e a comida é ótima. Ele disponibiliza piscina, banheiro, duchas e uns sofás para passar o dia todo na beira da praia.
CENOTES
Cenotes são cavidades naturais de água doce, conexões entre a superfície e áreas alagadas subterrâneas. Na região de Quintana Roo, ainda é a principal fonte de água potável. Os cenotes foram locais de diversos rituais da civilização Maia e ainda hoje existem alguns rituais hoje em dia. Entre Cancun e Tulum existes diversos cenotes e não dá para visitar a região sem conhecer alguns deles. Abaixo vou litar os principais cenotes da região:
Cenote Ik Kil
Esse é um cenote semi-aberto e tem profundidade de 26m abaixo do nível do chão. Ele tem 6o metros de diâmetro e 48 metros de profundidade. É um dos mais lindos da região e fica localizado perto da Chichen Itza. Então dá para aproveitar no mesmo dia do passeio.
Cenote Azul
Esse cenote é mais a céu aberto e fica lozalizado a mais ou menos a 20 minutos ao sul de Playa de Carmen. Ele tem várias zonas de pouca profundidade, criando piscinas naturais de águas cristalinas. C usta 100 pesos mexicanos por pessoa.
Cenote Dos Ojos
Dizem que esse é o mais bonito da Riviera Maya. Na verdade são dois cenotes vizinhos que se conectam por uma grande caverna. A profundidade é de aproximadamente 10m. Está localizado a 19km de Tulum e custa 350 pesos mexicanos sem guia e 600 pesos com um guia local.
Gran Cenote
Fica localizado 3,5km de Tulum é o mais próximoa e mais famoso. Sua profundidade é de 10m, você pode mergulhar com snorkel e observar peixes e tartarugas. E valor da entrada é de 180 pesos mexicanos e snorkel pode ser alugado por 80 pesos.
Cenote Suytun
este é reconhecido como um dos cenotes cerimoniais mais importentes. O visual é simplesmente incrível, a luz do sul entra criando um feixe de luz perfeito. Também fica localizado a caminho da Chiche Itza. O valor para entrada é de 80 pesos mexicanos.
Cenote Choo-Ha
Fica localizado a 45 km de Tulum e se encontra a 12 metros de profundidade abaixo da terra. O valor para a visitação são de 100 pesos mexicanos.
RESTAURANTES
Tulum tem uma grande variedade de restaurantes e gastronomias do mundo inteiro.
É o restaurante mais conhecido e tradicional de Tulum e tem um conceito sustentável, orgânico e natural. Por esse motivo ele está sempre lotado e com fila de espera. Ele é especializado em frutos do mar, camarões, polvo, lagosta, peixes... O lugar é muito charmoso e mais rústico, à noite não fazem uso de luz artificial, somente velas e a maior parte do restaurante é ao ar livre. Não aceitam cartão somente dinheiro.
Esse restaurante é principalmente de cozinha Argentina, Serve carnes e frutos do mar preparados na parrilla, risotos e entradas bem elaboradas. O restaurante é lindo, o ambiente muito agradável e a comida deliciosa.
Esse é um dos restaurantes ao ar livre que mais tarde vira uma baladinha. Tem a vista pra praia e uma decoração e vibe bem tropical, cheio de plantas e estrutura de madeira. Serve comida típica mexicana contemporânea preparada à lenha e da grelha.
É especializado em culinária latino-americana, unindo sabores do Peru, Argentina, Colômbia, Brasil e México. Os pratos são bem ousados e valor mais elevado. O espaço é fresco e ao ar livre, para curtir bem a vibe da cidade.
LUGARES PRÓXIMOS
Chichén Itzá
É um complexo de ruínas maias que fica localizado a 2 horas de Tulum e foi reconhecido como uma das novas 7 maravilhas do mundo moderno. A enorme pirâmide é conhecida como El Castillo e vale muito a pena visitar, principalmente se nunca tiver visitado nenhuma pirâmide no México. Custa 408 pesos mexicanos a entrada para estrangeiros e pode ser contratado um guia à parte para saber mais da história do local.
Playa del Carmen
Fica localizada a 1h de Tulum e vale a pena visitar, principalmente o Portal Maia que é lindo e rende ótimas fotos. É na Quinta Avenida que ficam centralizadas lojinhas, restaurantes, bares e baladas.
Cozumel
Vale a pena pegar um ferry em Playa Del Carmen e passar um dia na Ilha de Cozumel. É um destino com águas cristalinas e diversas atrações como passeios, mergulhos, parques, beach clubs, etc... Vale a pena alugar um carro e explorar a ilha!
Espero que tenham gostado desse post, se tiverem alguma dúvida, deixem aqui nos comentários. Vou deixar mais umas fotinhos pra vocês ficarem com mais vontade de visitar Tulum! Bjss :)
Comments