Ser brasileira em Portugal
- Amanda
- 2 de out. de 2021
- 1 min de leitura
Eu cheguei bem travada! Já tinha ouvido falar que a fama do brasileiro em Portugal não era muito boa. Da mulher brasileira então… principalmente pras pessoas mais velhas. No início achava que tinha que segurar meu sotaque, tentar falar o mais próximo ao português de Portugal pra não sofrer preconceito e toda vez que ia falar com algum português me sentia limitada e bloqueada.
Pros homens, a imagem de que a mulher brasileira é pu** também é muito forte. Então me percebi tentando esconder um pouco minha nacionalidade para me proteger de situações desagradáveis. As pessoas mais velhas aqui realmente são grosseiras por natureza, e às vezes mais ainda quando percebem que somos brasileiras.
Então eu comecei a ter contato com outras brasileiras por aqui, observar como se comportavam e percebi que não preciso me diminuir para caber nesse lugar. Eu não tenho que deixar que crenças e julgamentos de outra cultura me limitem a algo que eu sei que não sou. E entendi que não tenho que ter medo de viver situações desagradáveis. Uma hora ou outra elas vão acontecer, mas elas não dizem respeito a mim e eu não posso carregar isso comigo.
Compartilhar isso com vocês é muito importante pra falarmos que nem tudo são flores quando deixamos o Brasil. Nossa cultura que nos deixa livre para sermos quem somos, usarmos a roupa que quisermos e nos relacionarmos com quem e quando quisermos incomoda. Mas isso é uma conquista que não podemos abrir mão jamais.
Comments